Herpes Genital e Oral: Principais Sintomas e Diferenças

O sintoma mais comum da herpes são as feridas nos órgãos genitais ou da boca. Não obstante, na maioria das vezes, não há sintomas por isso que muitas pessoas desconhecem que têm herpes.

A herpes pode não ter sintomas

É possível que você ou o seu parceiro não tenham sintomas visíveis ou perceptíveis de herpes, ou que os sinais sejam tão leves que passam desapercebido. Às vezes, os sintomas da herpes se confundem com outras doenças, como espinhas, cabelos encarnados ou gripe.

Os sintomas da herpes aparecem e desaparecem ao longo do tempo, mas isso não significa que a infecção desapareça ou que não possa repassá-la a outras pessoas. Uma vez contraído o vírus herpes, este permanece no organismo por toda a vida.

Sintomas do herpes genital

herpes genital sintomasO sintoma mais comum do herpes genital é um grupo de bolhas dolorosas ou que causam coceira na vagina, vulva, colo do útero, pênis, nádegas, ânus ou a face interna das coxas. As bolhas se transformam em feridas. Você também pode ter outros sintomas:

  • Ardor ao urinar, se a urina toca as feridas da herpes
  • Dificuldade para urinar porque as feridas e o inchaço bloqueiam a reabsorção de água
  • Comichão
  • Dor na área genital

Se a herpes genital é causada pelo HSV-2, também pode ter sintomas semelhantes aos de uma gripe, tais como:

  • Inflamação das glândulas na área da pélvis, garganta e nas axilas
  • Febre
  • Arrepios
  • Dor de cabeça
  • Sensação de dor e cansaço

Quando aparecem bolhas e outros sintomas do herpes genital, é chamado de surto. O primeiro surto (também chamado “primeiro episódio” ou “herpes inicial”) costuma aparecer de 2 a 20 dias depois de contrair a infecção, embora, por vezes, o primeiro surto de demorar anos para aparecer.

O primeiro surto de herpes dura entre 2 e 4 semanas. Se bem que as bolhas desaparecem, o vírus permanece no organismo e pode voltar a causar úlceras. São muito comuns os rebrotes, em especial durante o primeiro ano. É possível reparar em alguns sinais de aviso algumas horas ou dias antes que apareça o surto, como coceira, ardor ou dormência na área genital.

Os surtos de herpes não é algo prazeroso, mas o primeiro é o pior. Os rebrotes costumam ser mais curtos e menos dolorosos. A maioria das pessoas com herpes sofrem menos brotos à medida que o tempo passa e algumas deixam de ter surtos.

Os sintomas da herpes podem ser mais dolorosas e persistentes em pessoas que têm alguma doença que compromete o seu sistema imunitário, como no caso da leucemia e a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Sintomas do herpes oral

Geralmente, a herpes oral é menos dolorosa do que a genital e não causa tanto desconforto. A herpes oral é caracterizada pelo aparecimento de úlceras nos lábios e ao redor da boca, denominadas calenturas ou herpes febril. Também podem aparecer feridas dentro da boca, mas isso só costuma acontecer nas primeiras vezes em que se apresentam os sintomas.

As calenturas duram algumas semanas e depois desaparecem por si sós. Podem voltar a aparecer semanas, meses ou anos depois. As feridas são irritantes, mas são geralmente inofensivas, tanto para as crianças como para os adultos; no entanto, podem ser muito perigosas para os recém-nascidos.

Leia mais sobre: Sintomas do Fígado Gorduroso

Comments are closed.